Curso NR-05 CIPA

CIPA  - COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES

DO OBJETIVO:

 5.1 A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA - tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.

PÚBLICO ALVO:

Membro de CIPA, designado pelo empregado para exercer a função da comissão, quando nãos e faça necessária a formação de mesma, e demais profissionais interessados na prevenção de acidentes nas empresas.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

a) estudo do ambiente, das condições de trabalho, bem como dos riscos originados do processo produtivo;
b) metodologia de investigação e análise de acidentes e doenças do trabalho;
c) noções sobre acidentes e doenças do trabalho decorrentes de exposição aos riscos existentes na empresa;
d) noções sobre a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida – AIDS, e medidas de prevenção;
e) noções sobre as legislações trabalhista e previdenciária relativas à segurança e saúde no trabalho;
f) princípios gerais de higiene do trabalho e de medidas de controle dos riscos;
g) organização da CIPA e outros assuntos necessários ao exercício das atribuições da Comissão.

CARGA HORÁRIA:

20 HORAS