Curso NR-33

Segurança e Saúde nos Trabalhos em Espaços Confinados.

Objetivo e campo de aplicação:

33.1.1 Esta Norma tem como objetivo estabelecer os requisitos mínimos para identificação de espaços confinados e o reconhecimento, avaliação, monitoramento e controle dos riscos existentes, de forma a garantir permanentemente a segurança e saúde dos trabalhadores que interagem direta ou indiretamente nestes espaços.

PÚBLICO ALVO:

Trabalhadores autorizados e vigias, soldadores, eletricistas, mecânicos, ajudantes, pessoal de manutenção em geral e trabalhadores venha a serem designados para executar uma tarefa no interior de espaço confinado todos os trabalhadores que possam a vir interagir direta ou indiretamente com espaços confinados.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA CAPACITAÇÃO:

33.3.5.4 A capacitação inicial dos trabalhadores autorizados e Vigias deve ter carga horária mínima de dezesseis horas, ser realizada dentro do horário de trabalho,com conteúdo programático de:(Alterado pela Portaria MTE n.º 1.409, de 29 de agosto de 2012).

a) definições;
b) reconhecimento, avaliação e controle de riscos;
c) funcionamento de equipamentos utilizados;
d) procedimentos e utilização da Permissão de Entrada e Trabalho;
e) noções de resgate e primeiros socorros.

33.3.5.5 A capacitação dos Supervisores de Entrada deve ser realizada dentro do horário de trabalho, com conteúdo programático estabelecido no subitem 33.3.5.4, acrescido de:

a) identificação dos espaços confinados;
b) critérios de indicação e uso de equipamentos para controle de riscos;
c) conhecimentos sobre práticas seguras em espaços confinados;
d) legislação de segurança e saúde no trabalho;
e) programa de proteção respiratória;
f) área classificada;
g) operações de salvamento.

33.3.5.6 Todos os Supervisores de Entrada devem receber capacitação específica, com carga horária mínima de quarenta horas para a capacitação inicial. (Alterado pela Portaria MTE n.º 1.409, de 29 de agosto de 2012).

CARGA HORÁRIA:

16 horas vigia e trabalhador autorizado;
40 horas supervisores.