Técnico em Segurança do Trabalho
COMPETÊNCIA PROFISSIONAL:
Identificar os contaminantes do processo saúde doença, aplicar princípios e normas do meio ambiente e saúde pessoal.
Aplicar princípios ergonômicos na realização do trabalho, interpretar e aplicar legislação e normas do exercício profissional e dos princípios éticos, operar equipamentos próprios do campo de atuação, zelando pela sua manutenção.
Coletar e organizar dados relativos ao campo de atuação, zelando pela sua manutenção.
Coletar e organizar dados relativos ao campo de atuação, utilizar recursos e ferramentas de informática específicos da área, cuidar da seleção e cadastramento de empresas fornecedoras de matérias de segurança.
Verificar e examinar as características mínimas dos equipamentos inspecionados- os regularmente e cuidando dos requisitos de manutenção, preparar e analisar quadros estatísticos de acidentes do trabalho a fim de orientar na prevenção e investigar as causas de maior gravidade e ou incidência.
Promover treinamento funcional em caráter geral e ou específico aos empregados para prevenção de acidentes e incêndios e aplicação de primeiros socorros.
Promover campanhas educativas através de manuais, cartazes, publicação de matérias de segurança palestras e exposições, visando difundir as práticas de segurança, Meio Ambiente e Medicina do Trabalho.
Delimitar as áreas que originam doenças perigosas á saúde, de acordo com a legislação vigente, dedicando atenção especial aos empregados expostos as mesmas, estudando e propondo soluções para eliminá-las ou minimizá-las, notificando as respectivas Delegacias Regionais de Trabalho.
PUBLICO ALVO:
Pessoas interessadas em trabalhar como técnico em segurança do trabalho com a finalidade de identificar riscos, evitar acidentes, melhorar a qualidade de vida do empregado e a produtividade da empresa pela prevenção de acidentes do trabalho.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
1) Módulo I:
a) Ergonomia;
b) Primeiros socorros;
c) Prevenção e combate ao sinistro;
d) Leitura e produção de texto;
e) Organização e normas;
f) Projeto e pesquisa I.
2) Módulo II:
a) Meio ambiente industrial;
b) Seg. do trabalho aplicada I;
c) Higiene e seg. do trabalho I;
d) Desenho técnico;
e) Maquinas equipamentos industriais.
3) Módulo III:
a) Higiene e seg. do trabalho II;
b) Seg. do trabalho aplicada II;
c) Psicologia e seg. do trabalho;
d) Estatística aplicada;
e) Seg. no transito e no transporte;
f) Projeto e pesquisa II;
g) Estágio supervisionado.
CARGA HORÁRIA:
1.200 horas teórico e prático;
400 horas estágio supervisionado;
Carga horária total: 1600 horas.